segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

... On the road again ...

E lá vem mais um verão!
E lá vem mais um mes de férias!
Mais uma viagem pra fazer!
Mais uma mala inteligente para montar, pra pagar de "garota-carona legal"!
Os guias de viagem falam pra ter sempre o dinheiro trocado e a mão para o pedágio!

Quem escreveu isso não mora no estado mais reacionário do Brasil!!!!!!!!!!!!!!

Só a grana que vai morrer em duas horas de viagem vai matar 40% das minhas férias! Sério mesmo! Daria uns 3 jantares super legais! Umas 4 peças de roupas transadas! Dois pares de calçados super legais! Sem falar naquele perfume importando que eu estou louca pra comprar!

Penso nisso toda a vez que vejo aquela maldita proganda governamental na TV! As frases são tão lugar comum que enfurecem na primeira sílaba: "As melhores estradas do país..." ou aquela outra ainda mais pavorosa: "Estradas de primeiro mundo!". O preço que o diga! É Euro pra dinheiro de peão! Coisa de matar o bolso de todo mundo!

Só podia ser coisa daquela careca penugenta nauseante do Serra! Dá vontade de depilar com cera quente aquela aberração humana! Que nojo! Parece o Smithers! Isso mesmo! Se o Alckmin é o Senhor Burns dos Simpsons, o Serra é o Smithers! Ridículo! Escravos do sistema! Executores meros da grande máquina demolidora! Dá vontade de atirar a grana do pedágio na cara deles! Vai lá Smithers! Enche o bolso do Aécio com a nossa grana e seja candidato a presidente! Dá vontade de vomitar na estrada inteira!

(...) pausa para mais fúria e praguejamentos sórdidos

Bem o fato é que em algumas horas estarei na estrada e isso já é um ritual de passagem para as férias. Tão esperadas e tão fugazes... O que são 30 dias perto de um ano inteiro de agrouras?

2009! O ano que nunca existiu!

Isso não é novo não! Já dividi essa máxima com algumas pessoas por aí...

Por que 2009 foi o ano que nunca existiu? Que tal uma pequena lista para começar? Novo Enem, gripe suína, roubo do Enem, Copenhague, aumento do pedágio, retirada da candidatura do Aécio Neves, novo cebolão da via oeste, ... Que lista infindável de fracassos!

E se a lista correr para o lado pessoal então... Neste ano a morte e a loucura visitaram a minha família, perdi amigos para a vaidade pessoal minha e deles, mais um cafajeste destruiu o templo do meu corpo e coração, perdi meu amor próprio, perdi meu cargo, perdi minha compostura, perdi minha silhueta, perdi a sanidade, perdi o respeito que tinha pelo meu trabalho, perdi a graça de viver...

Realmente uma lista infindável de fracassos!

Por isso quero cair na estrada agora! Quero chorar até a ventania da estrada secar as minhas lágrimas pela janela do carro escancarada sob uma trilha sonora dramática e hipnótica!

Quero rir até a insanidade vendo os canaviais correrem até o horizonte de mãos dadas com os eucaliptais devorando a mata nativa do meu estado e suas estradas de primeiro mundo, num apocalipse vociferado por mim mesma em tantas aulas e por tantos anos e que de nada adiantou! Nada! Foi tudo em vão! Meus ouvintes me enganaram! Agora os canaviais e eucaliptais são o tapete onde Smithers brinca enquanto colhe o nosso dinheiro para encher os bolsos do Aécio Neves e tirá-lo do caminho para finalmente concorrer a presidência do Brasil!

Vou chorar e rir loucamente até o meu destino me certificando de como tudo foi inútil! Desde o janeiro deste ano, quando trabalhei até a morte para hoje estar sem rumo! Vou rir das lágrimas que chorei em janeiro por mais um amor cafajeste que deixou o meu caminho, arruinando com meus sonhos românticos e rir das duas semanas seguintes, quando encontrei um novo cafajeste que me faria seguir sem perceber a mesma sequência! Vou chorar ao me lembrar da minha querida tia que se foi após tantos anos de vida, luta, vitórias e sofrimento e rir das pancadas que levei da minha irmã enlouquecida me atirando nas costas curvadas o que via pela frente! Vou chorar pelos poucos que ficaram comigo em nossa luta pela causa até o final e morrer de rir do quanto nosso esforço de um ano virou piada de corredor de colégio!

Vai ser uma viagem de arrasar! Como todas as viagens que já fiz! Fugas completamente insanas e alucinadas para outras terras e outros céus, ouvir outras histórias tristes e viver outras alegrias passageiras.

Quem sabe um novo sonho vão? Quem sabe um novo cafajeste?

Talvez esse novo algarismo mude alguma coisa! É necessário dar uma chance ao inesperado não é mesmo?

Mesmo que esse inesperado seja apenas um breve bálsamo até a nova avalanche arrasar com tudo novamente.

Quero uma estrada longa, sobre o sol ardido do verão pela manhã e sob um céu de estrelas à noite. Quero me lembrar de todas as viajens que já fiz: aquelas encontrei o amor, aquelas onde fugi dele. Aquelas onde fui a trabalho honrado e as outras em que fui ridicularizada por apenas trabalhar.

Quero ver os olhos do meu algoz destino oscilando no horizonte negro da estrada noturna, quero sentir o cheiro do asfalto queimando minha consciência ao meio dia! Quero o açoite do tempo passando e do ácido do fracasso percorrendo minhas veias e estilhaçando os meus músculos numa dor de orgulho ferido sem fim que estripará corpo astral e mente em pedaços a rolar pela estrada. Quero sentir a dor da fúria inútil e olhar para as pupilas vermelhas do dele com o sorriso do condenado fulminando os olhos do executor!

Ande logo!
Aperte o gatilho!
Vamos acabar logo com isso!
2009 tem que acabar!
Não porque eu tenho a ilusão de que 2010 será melhor... Não porque eu tenho a esperança de dias melhores... Não porque eu acredito que haja alguma chance de bonança após tão louca e longa tempestade... Mas porque eu preciso sentir que algo diferente virá.

Mesmo que seja só um algarismo diferente, uma dor diferente talvez, uma nova decepção... Quem sabe... Mas porque algo tem que se mover nessa estrada de quase duzentos reais de pédágio...

Só para eu ter uma ilusão de primeiro mundo...
Só uma...

Feliz 2010 para todos! Mesmo que essa felicidade sejam apenas fogos de artifício... luzes e barulhos que enchem os olhos de mais uma alegria meramente passageira...

Até a volta!

Um comentário:

DAVID LEE disse...

Angélica, eu acredito em vc. Acredito nas coisas que pensa e diz. Provavelmente nunca entenderei direito o que pode fazê-la feliz, mas gostaria de deixá-la melhor consigo mesma...

Houve uma noite de inverno num passado já um pouco distante onde um garoto sem rumo percebeu um caminho que poderia percorrer e mesmo não sabendo onde poderia levá-lo, acreditou, vc que era a pessoa que ele mais admirava naquele momento havia apontado este caminho no melhor estilo Alice no Pais das Maravilhas, em todo aquele caos, mostrou que valia a pena continuar. Ele queria ser como vc, pensar como vc, agir como vc, e por vários vezes imaginava o que vc faria em situações que que vivia. Quando conhecia pessoas que queriam rebaixá-lo ou quando os ventos nuncam estavam ao seu favor, por várias vezes lembrava de vc. Incrível como existem pessoas que mesmo passando de forma tão rápida em nossas vidas podem nos tocar tanto. Vc é maior que tudo isso.