terça-feira, 3 de janeiro de 2012

2012! Bem vindo fim do mundo!

(...) ouvindo Irish, Blood English Heart de Morrissey


Ao retornar lentamente da mais recente batalha travada contra o mesmo, monótono e típico inimigo, observo as feridas se fechando devagar desenhando mais cicatrizes em meu corpo.

A minha volta mais um solstício de verão traz de volta as noites de calor no limiar da loucura. A eterna espera pelo que não vem!

Não vem!

2012! "O fim do mundo", dizem!

Mais um dos delírios comuns a tantos povos! Tantos escreveram sobre o fim dos tempos!

Quanta vontade de ver o mundo despencando para não ter mais que arcar com a miséria de sua própria vida! Assustar pessoas com o pavor pela ideia do fim das coisas e sentir-se poderoso ao ver o pânico no olhar desesperado e curioso delas.

Tão patético!

O riso me faz jogar a cabeça para trás! Eu mesma já quis isso tantas vezes nos tantos momentos difíceis do caminho!

Curiosamente eu mesma já critiquei tanto quem se portava assim!

Houve uma vez, em um debate monótono sobre a realidade do aquecimento global. Naquele ponto em que as frases clichês desciam pelo auditório feito enxurrada, me irritando cada vez mais. Aqueles exemplos superficiais, aquela filosofia de almanaque, aquele discurso ecochato e sem graça me cansando, me exasperando.

Quando veio a erupção final, desencadeada por alguém dando a sentença! "O mundo acabar!"

Lembro-me de ter me levantado trêmula e com os olhos queimando enquanto vociferava algo como:

"Meus queridos o mundo não vai acabar! Todas as espécies que não se equilibraram com o ambiente deste planeta foram convidadas a se retirar e o planeta sempre se recuperou muito bem, obrigada. É a nossa espécie que vai desaparecer. Não se preocupe o planeta se refaz! Inclusive e muito provavelmente ele vai se curar bem mais depressa com o nosso fim!  Logo é até melhor continuarmos a perder tempo com esse monte de baboseiras sem o mínimo cuidado que vocês estão falando e deixar rolar de uma vez..."

Fúrias a parte, discutir é importante! Mas discussão sem base é de matar não?

Pobres maias! Tiveram sua cultura esmagada muito antes de 2012! Que fim de mundo previram? Fim do mundo de quem?

De acordo com o máximo que conseguiu-se interpretar do sistema de contagem do calendário Maia, este ano é o ano Mago Rítmico Branco e conforme a interpretação de algumas leituras ele se estende no calendário juliano (utilizado por algumas culturas cristãs ocidentais), de 26 de julho 2011 a 25 de julho 2012. Em algumas possíveis interpretações conhecidas hoje é o Dia da Águia Espectral Azul! 


Que mundo vai acabar? Qual a data? A partir da interpretação de quem?


Morrissey cai bem nessas horas!


Foi só mais uma batalha, babe, a guerra não acabou! A guerra nunca vai terminar!


Não adianta esperar o cometa, o meteoro, o armagedom, o alinhamento dos planetas! Ele não virá nos salvar! Essa é a verdadeira condenação! Não vai acabar! Nem aqui, nem em nenhum dos mundos!


Minha geração ouviu The Smiths e Morrissey dentre tantas outras preciosidades na adolescência orgulhosa que tivemos! Esperamos pelo glorioso fim do mundo pela guerra nuclear nos anos 80! Misseis intercontinentais, milhares de ogivas com explosões medidas em Hiroshimas!

Ele não veio! O fim do mundo não veio!

Não aconteceu! Foi tudo um grande blefe!

Enquanto esperamos o "julgamento final" vir logo e na forma de cataclismas aniquiladores para terminar com as nossas dores porque não temos coragem de acabar com isso por nós mesmos, perdemos tempo deixando de fazer o que era realmente importante!

Mais uma farsa do século! Mais um século!

Boas reflexões a todos e feliz ano do Mago Ritmo Branco, da Lua de Ísis, do Dragão Chinês, 2012, como queiram! Não vai ter fim mesmo!