sexta-feira, 1 de julho de 2016

Mais um Inverno

ouvindo "Crash Into Me" do Dave Mathews Band

https://www.youtube.com/watch?v=JU2E1lX1geY

Os dias frios voltaram. Eram algumas semanas frias verificadas nos invernos passados... Vinte e dois invernos, de acordo com a Meteorologia! Uma eternidade para quem vive com saudade desses dias, para quem já viajou para as montanhas, para quem conhece a face mais cruel dos dias mais curtos e das noites mais longas em outros países de outra natureza climática!

Não seguimos mais os rituais dos povos antigos, que viam nas estrelas a mudança do tempo chegando e estocavam víveres!

Esperamos a gripe chegar e nos queixamos do que sempre foi! Vejo olhos arregalados quando conto que já nevou no vale do rio Paraíba e em São Paulo e que os picos da serra do Itatiaia já foram nevados no início do século passado, o século XX! Sinto o ar de assombro ao falar desta frequência e intervalos, do quanto são conhecidos e esperados. Percebo que é de fato perfil das mais recentes gerações esta falta de crença de que o passado pode ensinar pela diferença e repetição do que parece novidade hoje! O encantamento de alguns ao ouvir-me narrar esses fatos e dar as fontes para comprovação é quente e o meu sorriso frio diante da incredulidade de outros me remete a um estoque de pequenas verdades que prefiro guardar para aquecer outras oportunidades!

E seguimos na contemplação da volta dos dias frios! As cores mais brilhantes com os cristais de gelo e poeira no ar frio! O pôr do sol e o nascer do sol com cores únicas! As boas lembranças de invernos passados! Tirar os velhos cobertores peludos e jaquetas forradas do armário! Escovar, pendurar no varal para arejar o mofo de tantos anos em desuso! A doce promessa da renovação no ar frio da noite!

Fazer mais chás durante o dia!

O fogão sempre com uma ou duas "bocas" acesas!

Penso nos antigos povos e suas vidas em invernos mais rigorosos, desemperrando portas cobertas de neve para ir buscar mais lenha no paiol, o celeiro para os românticos de filme estadounidense! Costumes perdidos, planejar, prever, estocar, cuidar, observar, calar, atentar!

Uma outra lógica de lidar com o tempo, perdida com as preguiças e falsos comodismos tecnológicos! A arte de se agasalhar mas não ficar atado, nem preso! Não se isolar, conseguir escrever, ler, cozinhar, assistir aula, trabalhar, namorar! Tudo isso coberto de roupas! Toda a arte de escolher alimentos e bebidas que rendam mais energia para suportar tantas demandas de empenho diferenciadas!

Isso estando em um país tropical! Que se queixa dos 15 graus centígrados, temperatura típica de primavera em países frios, com se fosse o fim do mundo! Compreensível com a falta de invernos mais pronunciados por aqui a tanto tempo! Os contrastes são gozados! Os amigos europeus vem para as férias de verão de seus países no Brasil, se hospedam em nossas casas tropicais e riem às gargalhadas de nossas queixas! Contam histórias que nos levam à exaustão só de pensar nas rotinas de seus países de origem! Sobrancelhas congeladas, a dificuldade de falar com os lábios partidos pelo frio e o esquecimento da religião do protetor labial, as golas altas, toucas e botas altas! As práticas para sair de casa! O vestir-se, as malhas certas, com tramas bem fechadas de lãs específicas que aquecem mais depressa e não as malhas "de rede de ping pong" aqui do Brasil!

Diferenças válidas, observações interessantes, aprendendo e aprendendo sempre sob o fumegar das canecas de chocolate quente sobre a mesa da cozinha!

O ritual de simplesmente conversar, durante o filme debaixo das cobertas, em volta da fogueira no jardim, na cama de conchinha antes de dormir, na mesa de jantar!

Pequenos costumes que são uma benção e podem mudar uma vida se abraçados!

Um inverno tropical pode ensinar bastante sobre a necessidade de calor a moda antiga!

Uma variação climática que te faça pensar antes de sair de casa é bem vinda em uma sociedade tecnologizada preguiçosa!

Pensar antes de agir!

Não foi isso o que nos "diferenciou" de "outras" espécies?


Boas reflexões frias com resultados calorosos para todos!