domingo, 18 de janeiro de 2009

Moda e Consumismo

Ao comprar um lenço palestino a uma semana atrás, me deparei com o poder de uma simples aquisição.

Como professora de geografia que sou, imagino que minha paixão pelas grandes questões naturais e humanas deve pré-determinar minha imagem para muitos que não me conhecem, uma vez que já o faz para os que pensam que me conhecem e volte e meia garante uma série de discussões com aqueles que realmente me conhecem.

Como qualquer mulher que se preza, consumir é fatal, há uma série de escolhas a fazer que podem mudar sua imagem para sempre, desde uma alergia terrível a algum cosmético mais barato até acertar finalmente a cor do cabelo!!!

Sempre parece ridículo para boa parte dos homens e algumas mulheres que conheço. Gente que gosta de se bastar sem ser escravo destas coisas, mas são extremos complicados. O "andar largado" e o "fashion victim".

Pessoalmente padeço dos dois. Quando a nuvem de problemas atraca é bem mais difícil ficar caindo da cama pra maquiagem adeqüada, mas quando consigo é realmente uma vitória e tanto, principalmente no final do dia em que ninguém percebeu que o mundo caiu na sua cabeça.

E quem disse que o largado não tem estilo. Já viu o desfile da nova coleção da Osklen no São Paulo Fashion Week? Pois é...

Talvez eu deva acrescenter uma terceira palavra no título deste post... Moda, Consumismo e Estilo.

Andar largado é um estilo. Comprar um lenço palestino porque é fashion é consumismo. Usar o lenço no outono é moda. Usar o lenço como protesto pelo massacre israelense na Faixa de Gaza é ter personalidade!

Então vamos rediscutir moda!

Por muito tempo, moda foi considerado caracter essencialmente feminino, enquanto vestir-se bem para um homem é apenas boa apresentação. Mas será que não seria um pouco mais. Algo como garantia de emprego, garantia de voz ouvida, garantia de presença reconhecida? Dá pra sentir no suspiro da mulherada só quando o cara chega.

E isso não significa terno e gravata.

Uma mera coordenação do tênis com a camiseta. O corte de cabelo super geométrico e aquele perfume gostoso anunciam uma chegada arrasadora e de efeito muito maior se acompanhadas de um sorriso e um bom papo! Conheço uns caras que já atingiram esse estágio elevado da alma. E que bom que o fizeram. Para eles mesmos e para todas nós! Certo garotas?

Moda é pra todos.

Não precisa comprar nada! Na certa você já tem tudo, só precisa escolher melhor o que combinar. É divertido! Se fizer um bom levantamento no seu guarda-roupa vai descobrir que não precisa de nada. Talvez um acessório ou uma peça básica que vai permitir mais 20 combinações do que já existe. É econômico, inteligente e faz bem.

Moda é importante para o primeiro emprego, para a primeirá reunião, o primeiro encontro... Morro de rir quando chego em meu ambiente de trabalho em um daqueles dias em que acerto na coordenação entre roupas, sapatos e bolsa. Sempre vem aquela vozinha maldosa por cima dos meus ombros quando passo: "... ela deve estar a fim de alguém!". Hilário!

Nem sempre dá pra acertar. Afinal é uma arte. Protestem todos os artistas plásticos! É arte! As cores, a textura, a leveza do tecido, o acerto do corte dando o caimento perfeito que acerta a silhoueta. A delícia do caminhar e exibir seu troféu pelos corredores, calçadas e ruas. Todos podem atingir esse ideal capaz de arrancar um sorriso do mais incrédulo! Ver-se bem vestido faz bem pro astral, pra energia pessoal é garantia de sucesso.

Sei que acertei com o lenço palestino e pretendo fazer bom uso dele na ocasião certa para que seja visto como protesto e como sinal de fé no fim das lutas naquele lugar tão amaldiçoado pelos Deuses. Mas o que custa usá-lo com um belo par de cuturnos, shorte e camisa pra combinar hein? Qual o problema?

Consumismo seria se eu saísse correndo pra comprar tudo isso só pra usar na tal ocasião específica! Absolutamente desnecessário.

Estilo vai ser a ocasião escolhida para a apresentação deste visual!

Mas esta é segredo...
Um segredo super estiloso!
Bye!

Manhã Cinzenta de Verão

No ano regido pelo Sol.
Na estação de seu maior explendor.
A Fúria da Deusa se faz entre nós na forma da mais implacável das chuvas, na primeira noite de Lua Cheia do ano.

O rio sobe furioso e arrasta a tudo e a todos.
Lava as antigas ruas de pedra com lama, árvores, casas e pessoas arrancadas.

E leva consigo toda a alegria que a estação prometia.

Quando finalmente chega a alvorada após a madrugada voraz, o céu amanhece cinza e o ar cheira a argila. Um véu ocre está sobre a cidade mais linda que já conheci.

Um véu de tristeza que pode ser contemplado na face dos que sobreviveram àquela noite terrível e embalado por suas vozes embargadas ao contar suas histórias.

Impossível continuar ali em meio a tanta dor e secura com a volta implacável da luz sobre o cinza da manhã.
A cidade nos expulsou sob forte domínio do Rei Sol.
As colunas de poeira das ruas ao passarmos, nos mostram que o Astro Rei sempre volta a brilhar, não importa quanto tempo demore.
Mas a fúria da Grande Mãe, que pode levar minutos na forma de uma terrível tromba d'água, deixa marcas que nem o calor dourado do dia mais quente do ano pode apagar.

Te desejo cura, minha linda Parati.

Que a mão furiosa da Deusa que te cobriu de lama e água, seja a mesma que te puxará deste pantano de tristeza e te trará a tona, para respirar e ser bela outra vez.

Amo-te minha cidade favorita.
Em tuas ruas de pedra deixei mais um pedaço do meu coração, que de tantos lugares te escolheu como favorita do verão e rezo todas as noites pela tua recuperação e da gente linda que contigo está.

Até breve minha querida.
Bençãos do Rei Sol e da Mãe Lua para ti! Parati!