sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Qual a constelação certa?

...ouvindo "Huron 'Fire' Beltane Dance" de Loreena Mckenit...

É tão triste ver as decorações de haloween e seu tom sombrio brigando com o calor da segunda metade da primavera às vésperas do verão tropical!

É como ver papai noel suando e desfalecendo de calor nos shoppings brasileiros, assustando as crianças mais novas que choram copiosamente ao serem obrigadas a tirarem fotos com uma figura que não reconhecem.

Para quem conhece o significado das festas antigas e sua relação com a estação do ano e o posicionamento das estrelas no arco celeste do hemisfério sul dói mais que a incompatibilidade cultural!

Ontem mesmo, vendo a constelação do grande Órion voltar a cruzar o equador celeste, meu coração bateu forte. A esperança de sua grandeza, sua pontaria infalível que desafiou os Deuses e seu sacrifício compensado com o domínio dos céus do verão foi renovada mais uma vez como a milênios atrás, quando não seguíamos contagens de tempo e festividades criadas por outros povos em seus respectivos hemisférios  e estações e sim o que nos diziam as estrelas e os céus sobre nossas cabeças!

A chegada do verão é a fartura. O apogeu do sol e da lua que voltam a cruzar o equador celeste ficando mais tempo no céu!

As chuvas que aumentam!

Os rios transpõem suas calhas!

A maré que sobe mais alta e poderosa!

É tempo de pesca farta!

Banhos longos para espantar o calor do dia!

Colocar flores e cores no cabelo e nas roupas!

Tempo de paixões intensas!

Mostrar mais a pele bronzeada pelos sol!

De concepção de filhos!

De noites frescas e longas conversas sob a luz do fogo!

Passeios noturnos na mata!

Banhos noturnos para seduzir à noite!

Mesa farta de frutas, legumes, carnes, pães e bebidas refrescantes para não pesar no dia e no sono da noite!

É tempo de sair da toca quente que aguentou todo o inverno, colocar todas as roupas que aqueceram para tomar sol e serem lavadas e guardadas para o próximo inverno.

Tempo de preparar as grandes festas de verão, as viagens mais longas e divertidas, sonhar, planejar...

Deixar uma alegria contagiante ao olhar o céu promissor tomar conta e ter de volta as velhas sensações infantis de "sentir o universo na garganta", "borboletinhas no estômago" e "abelhas zunindo" no peito.

Compreendo o modelo colonizador sob o qual nosso país teve sua cultura impactada desde "o início". Compreendo também a força das culturas de outros continentes sobre a nossa como essência de nossa diversidade... Mas sinto falta de também termos na NOSSA RAIZ cultural, direcionada para as nossas origens, quando quem ditava a passagem do tempo e os costumes eram o Pai Sol e a Mãe Lua! Quando eramos crianças da natureza, filhos da Terra, pertencentes a ela. Quando nos orientávamos pelas estrelas, pelas chuvas e pela maré...

Tempos em que a felicidade era simples de ser obtida e rituais como o culto aos mortos ou o tal do Halloween, tinha o seu momento certo às portas do inverno, quando os antigos pediam força e orientação aos que já partiram para o outro lado para preparar-se para o inverno e as agruras das longas noites escuras que se aproximavam.

Acho bacana ser cumprimentada no dia 31 de outubro com felicitações pelo dia das Bruxas e rio mais ainda dos olhos que estão em volta se arregalando achando que é uma ofensa.

Me sinto honrada... É uma honra porque o dia da Bruxa é todo dia! É "caminhar com os pés no chão e a cabeça nas estrelas" sob as bençãos do Pai Sol e da Mãe Lua e suas mil faces estampadas nas estrelas!

Que o verão venha devagar, quente e firme como deve ser e que traga com toda a sua força e abundância a realização dos sonhos de todos os que - mesmo sem saber ou conceber este tipo de entendimento - seguem pelo caminho girando a roda da vida com dignidade, amor e justiça porque estes são os verdadeiros herdeiros da Terra e verdadeiros filhos dos Deuses, não importando quais os nomes, formas ou significados escolhidos para basear sua fé!

Boas conversas com as estrelas do hemisfério sul e com os ventos quentes do verão que se aproxima para todos!