terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Hantalë

"... ouvindo "Evenstar" da trilha sonora de "O Senhor dos Anéis As Duas Torres..."

As noites abafadas de verão são maravilhosas!

Andar descalça pelo jardim, contemplando a luz da Lua, ouvindo os grilos cantando e um mar revolto dentro do coração!

Quando as noites ficam assim e meu aniversário está próximo, dizem que a alma toma leve consciência de sua grandiosidade, preciosidade e de sua história nos longos tempos e longas vidas já cruzadas.

Quanto a minha, posso dizer que parte dela sente saudades de um tempo em que não sei se vivi ou se sonhei que vivi.

Sinto saudades de um lugar que faz o peito doer de tanta melancolia. O ar trazido pelo longo suspirar me traz recordações doces da mais fantasiosa e mais louca de todas as experiências em outros mundos que já experimentei mentalmente.

Viver sob a égide dos Vala! Viver na Terra Média!

Desde a minha primeira vez que li O Senhor dos Anéis até os filmes e a festa comercial que já houve com esta brilhante obra, o convite feito nas primeiras linhas dos livros mais fantásticos que tive a felicidade de ler e nas imagens mais fantásticas que já vi no cinema foi aceito imediatamente!

Irrecusável, honroso, poderoso! Um sonho belo e elevadíssimo! Coisa de quem preza pelo que é correto e difícil, ardoroso e, justamente por isso, pleno de honra e satisfação!

Coisa para poucos loucos amantes da precisão ao ponto de ceder a detalhes enlouquecedores que fadigam outras mentes que preferem histórias mais rasas, previsíveis e banais por não buscarem complicações para alcançar a felicidade. Respeitado pelos mais realistas apesar das queixas quanto aos excessos.

Concordo em boa parte! Felicidade de verdade vem das coisas simples! Às vezes me perco com tantas variações de hobbits e línguas élficas! ksksks!

Mas a minha mais sagrada visão de vida feliz está lá, naquele mundo de elfos, anões e hobbits, de magos, deuses e semi-deuses, árvores e montanhas vivas, homens valorosos e histórias espetaculares feito da mais pura paixão pelo que é perfeito, preciso, verdadeiro e honroso. Tudo isso em um mundo de aquarela de sonho como nos desenhos élficos de Alan Lee!

Quando eu lia aquela verdadeira peça de arte escrita pelo mais espetacular de todos os escritores de romance fantástico que já caminharam por este planeta, eu sentia sensações físicas na energia de seus escritos.

Juro que J. R. R. Tolkien me fez sentir o cheiro das dragonas de couro dos Rohirim, os Senhores dos Cavalos de Rohan; o gosto na boca da cerveja nas canecas enormes do Poney Saltitante em Bree e do fumo da quarta Sul de Hobiton. Pude Ouvir o canto de Eowyn pranteando Theodred seu primo morto pelos ataques dos Urukhai e o tilintar metálico da espada Andúril Chama do Oeste desembainhada pelo grande mestre Elrond para que Aragorn finalmente acreditasse que era digno de assumir seu papel de o grande Elessar, Rei de Gondor!

Senti fome com Frodo e Sam nas Emin Muil e medo quando Gollun se tornou o guia traiçoeiro e terrível que foi. Senti o peito pegar fogo quando Gandalf enfrentou o Balrog nas profundezas de Kazadûn e fui às lágrimas quando ele regressou branco e implacável na floresta negra e viva de Fangorn para libertar o grande Rei Theoden dos feitiços de Língua de Cobra, seu conselheiro, controlado pelo traidor Saruman!

Suspirei com as cachoeiras de Valfenda e as previsões terríveis do poderoso mestre Elrond para quem eu dedicaria com todo a minha obediência, minha precisão cartográfica e escrita até atingir a perfeição élfica e merecer lá ficar! Amei Legolas desde a primeira vez que li sobre sua lealdade, força, leveza e obstinação a cada flechada, a cada combate, a cada visão e a cada palavra precisa e bem colocada no perigo e na tristeza antes, durante e depois da jornada da Comitiva do Anel.

Realmente uma lembrança essencial para o meu tempo aqui no planeta Terra e uma das preciosidades que levarei comigo sempre! Mente e coração!

Mas, se fosse possível ter um presente de aniversário atendido, se me fosse permitida a petulância de um bálsamo nesta batalha terrível neste lugar onde tudo se esconde em falsas palavras, falsos e rostos e falsos ideais, eu gostaria de poder viver ou voltar a viver - se é que vivi - lá... Naquele mundo! Com eles!

Uma festa de aniversário no bolsão, ouvindo as espetaculares histórias de Bilbo Bolseiro, dançar e beber com Merry e Pippin, conversar sobre os fogos mágicos incríveis de Gandalf, o grande Olorin.

Passar a noite na casa do Bilbo conversando com Frodo e Sam sobre as durezas do caminho e das feridas que nunca cicatrizam frente ao fogo da lareira.

Viajar para Valfenda descansando uma noite em Bree, na pousada do Poney Saltitante, claro! Ser curada pelas habilidades do mestre Elrond de todas as minhas tristezas e dore. Finalmente poder me candidatar a vaga de cartógrafa da Terra Média. Ser aceita! E sair em missão de mapear Ithilien guardada pelo meu amado Legolas!

Saudar a majestosa montanha Karadras! Passar por Moria e admirar os salões esplendorosos dos anões cheios de seu espírito vivaz e de sua força! Quem sabe uma refeição farta de comida, bebida e gargalhadas com o admirável e bravo Gmili!

Conhecer Fangorn e celebrar com Barbarvore a feliz volta das Entesposas!

Visitar Rohan e praticar aulas de espada com minha querida Eowyn! Minha personagem feminina predileta! Jantar com o Rei Theoden e o grande Elmer! Conhecer os grandiosos cavalos Mearas!

Seguir a longa viagem e descansar em Lothlorien! Consultar a grande Galadriel sobre as dificuldades do caminho ao se saber que seguir a lei, a luz e a justiça dos Vala é uma guerra sem fim!

Descer o grande Rio Anduim e visitar os Argonath com grande honra! Seguir até as cataratas de Raurus e visitar a torre sul!

Pedir permissão e conhecer a majestosa Gondor e seu Rei e Rainha encantadores!

Passar dias na biblioteca real da Cidade Branca, me preparando para seguir para Itilien fazer o incrível trabalho de mapear a floresta proibida, antiga sede da rebelião de Faramir e próxima a destruída Mordor! Graças a tantos heróis e ao poder dos Vala!

Cruzar a ponte, visitar a bela Osgiliath e seguir em frente cumprir minha missão. Retornar para Valfenda e concluir meu trabalho de campo honrosamente, merecendo pertencer à casa de Elrond e continuar o mapeamento do mais belo dos mundos sob os quais já li!

É isso! Loucura de quem gosta dessa doideira toda! Mas é o meu aniversário que está chegando e é meu direito pedir o que eu quiser!

Bons pedidos para todos em seus aniversários e caminhos!
E para os que como eu sonham com outros mundos e honras... Que um dia possamos nos encontrar... Lá!

Hantalë! (Agradecida em Sindarim)